quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Apophis: Fear No More!

Novos resultados foram divulgados sobre a órbita de Apophis. E eles confirmam novamente que o asteróide não será uma ameaça para a vida na Terra. Descartada já a colisão de 2029, agora novas observações e cálculos melhorados demonstram que as chances de queda do Arcanjo da Destruição sobre a Terra em 2036 são de 4 em 1 milhão. Quer dizer, da ordem de ganhar um prémio na loteria (embora maior do que ganhar o Megasenna).

Quando ele se aproximar da Terra em 2036, sua distância será a de um satélite geoestacionário mais ou menos, a 29.450 km. Em 2068, novamente fará uma aproximação da Terra, mas com os novos cálculos, as chances de colidir são de 3 em 1 milhão. Os novos cálculos foram possíveis graças a novas observações realizadas com um telescópio de 2,23 m (88") instalado no monte Mauna Kea em Hawaii.





Dentro do círculo, Apophis, o asteróide maldito

Com esta nova informação, Apophis mais do que nunca é um Torino 0. Na lista do programa Space Guard da NASA continua apenas um objeto com nível Torino 1. E a moral desta história é que posso ir fechando meu blog. Afinal das contas, ele surgiu quando e porque Apophis foi notícia em abril de 2008. Agora que o destino do asteróide está definitivament divorciado do nosso, posso ir domir tranquilo...

Bom, nada disso, Torino 0 continuará brindando informações sobre NEOs.

Mais informações sobre Apophis

Asteroid Watch Sítio de divulgação Científica do JPL
Near-Earth Object Program Sítio com informações técnicas do JPL

Nenhum comentário: