Aconteceu no entardecer do último domingo 27 de setembro, ao sul da cidade de Mendoza (Argentina), quase acima da localidade de General Alvear. Um objeto caiu do céu, escutou-se um estrondo, viu-se uma estela de gás inflamado, alguns afirmam que tremeu a terra e depois o silêncio e o mistério. Vejam este vídeo caseiro de Matias Hardy.
Estela de gás deixada pelo bólido que atravessou os céus mendocinos no domingo passado. (Foto publicada por La NacionLine, autor: Pablo Cagnasso)
![]() |
Esperei uns dias antes de mandar este post porque quería ter um pouco mais de informação. O certo é que uma semana depois não parece haver nada de novo. O meteorito não foi achado. De fato não parecia um meteorito. Vendo a estela mais parece com o rastro de um foguete. Buscando no Astronomical Picture of the Day da NASA encontrei a seguinte imagem tomada em 19 de setembro de 2002 (quase 9 anos antes do fenômeno mendocino). Ali dizem que a estela foi produzida por um foguete Minuteman III de combustível sólido lançado pouco antes.
![]() |
Estela deixada por um foguete Minuteman III lançado em 19 de setembro de 2002 desde a base aérea de Vanderberg |
A coincidência entre as duas fotos é chamativa e faz acreditar que se trata do mesmo fenômeno. Não sou o único que pensa assim. Da mesma opinião é o Dr. Jaime García do Instituto Copérnico em Mendoza. No entanto mais difícil é saber qual é o foguete que pôde ter caido perto de Mendoza.
No sitio Mendoza Opina se menciona a queda de um cargueiro espacial russo, o Progress M-67, lançado em 24 de julho com destino a Estação Espacial Internacional, à qual acoplou em 28 de julho, e, segundo o sitio da Federação Astronáutica Internacional separou em 22 de septembro. No entanto leio no sitio Satellite News Digest (também confirmado em outros sitios de notícias) que sua re-entrada aconteceu na terça-feira 29 de setembro e caiu em algum lugar do Pacífico próximo a Nova Zelândia. Ademais de não coincidir na data, o fenômeno deveria ter sido visto em Chile também. Não conheço relato transandino algúm .
Em conclusão, sigo sem poder descifrar este enigma. Mas acredito que o mais probável é que setrate de sucata espacial mesmo.
Um comentário:
Prezado professor Guillermo,
Pensei encontrar algo sobre o asteroide 2009 ST19 em seu blog, mas não tive sorte. Escrevi algo a respeito, em
http://aciencianocotidiano.blogspot.com/
que submeto à sua consideração
Grato e abraços, G. G. da Silva
Postar um comentário